Monday, May 23, 2005

Psicologia: Qual o seu papel na nossa vida?

Em meio a tantos problemas emocionais, stress e dificuldades sociais, a psicologia vem crescendo e com ela o homem. Mas qual é o verdadeiro papel da psicologia em nossas vidas? Gostaria de dividir um pensamento com vocês que há pouco tempo me intrigou:

Certamente uma das possíveis respostas para a pergunta que fiz anteriormente seria: “ajudar o homem a viver com maior saúde mental”, ou algo do gênero. Ao meu ver, a psicologia nos adapta a vida. Sim, pois um dos fundamentos básicos desta é fazer o homem se aceitar e ser feliz como é.Adaptar-se aos problemas, aprender a conviver com eles, porém isso também não nos tornaria de certa forma mais passivos as versatilidades?
Ao invés de muitas vezes lutar por uma mudança, não estaríamos nos adaptando aos problemas? Pergunto-me se as dores de cabeça não fariam parte do processo das mudanças sociais e culturais, se ao nos conformamos com a situação não estaríamos perdendo algo importante da nossa individualidade.

Quero deixar bem claro que não estou aqui “atacando” a psicologia, ciência da qual simpatizo e que gostaria muito de estudar. Acho inclusive que muitas mudanças culturais necessitam desta para se desenrolarem, claro não negando as que já ocorreram desde o seu surgimento. Acho fundamentais as psicologias sociais, que nos ajudam a nos socializarmos mais, compreender mais uns aos outros. Porém também considero fundamental resolver as raízes de nossos problemas psicológicos, pensar de forma mais abrangente com relação as questões sociais e culturais. Quantas famílias sem estrutura não criam crianças que certamente herdarão uma deficiência estrutural e trarão isso a sociedade? É preciso educar a sociedade como um todo, educar para compreender. Psicologia não é só divã. Precisamos educar nossa sociedade para viver feliz.

Alguém mais já se questionou sobre isso? Alguém tem algo a expressar sobre o dito? Gostaria muito de receber a opinião de todos sobre isso, quem sabe levo em conta uma destas quando estiverem no meu divã... Rsrsrs.
Aguardo os comentários!

Monday, May 16, 2005

Molho Shoyu - READY

Olá,
Bem vindo, á inauguração do Molho Shoyu! Quis começar o Blog de forma diferente e curiosa, para tanto pesquisei em alguns sites da internet até obter as informações a seguir. Espero que gostem.
:-)

Conhecido há pelo menos 2.246 anos, o molho de soja tem tudo para se tornar um alimento mais presente no dia a dia das pessoas de todo o mundo. Dentre vários motivos para a popularização desse condimento escuro, salgado e capaz de dar sabor e aroma especial a qualquer prato, está a difusão da culinária japonesa das últimas décadas, porém, outro fato relevante é que que ele faz bem a saúde. Vejam algumas citações e curiosidades retiradas do site DiscoveryPortuguese:
"(...) A cada dia descobrem-se suas novas e importantes propriedades medicinais e por conta delas, só no último ano, o consumo do grão nos Estados Unidos cresceu em 35%. Os nutricionistas recomendam a ingestão diária de 25g de soja ou derivados. Até o momento já se sabe que a soja é rica em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas, principalmente as do complexo B. Tem ação antioxidante e previne doenças como osteoporose, câncer de mama e de colo de útero. O molho feito com seus grãos tem ainda uma vantagem adicional, principalmente na versão light, que contém menos sal. É recomendado às pessoas que brigam com a balança, por sua capacidade de enriquecer o sabor dos alimentos com baixas calorias e pouquíssimo amido - só não deve ser consumido por quem tem pressão arterial alta por conta do sal. Diante de tantas qualidades, está prestes a ser repetida uma enorme injustiça histórica, cometida a esse delicioso condimento em sua origem: o shoyu foi difundido e utilizado inicialmente muito mais por suas propriedades do que por seu fantástico sabor."

"Preparado com grãos de soja fermentados e salgados por salmoura, o shoyu tem alto poder de conservação de alimentos e era essa sua finalidade original. A idéia não foi dos japoneses e sim dos chineses, que desenvolveram um molho rudimentar, feito a base de grãos mofados, para preservar os alimentos durante o transporte. Embora a soja seja cultivada na China há pelo menos 3.500 anos, seu molho é uma invenção bem mais recente.(...)"

"O Japão seguiu preparando a receita chinesa até o século XV, quando desenvolveu seu próprio molho shoyu. A pasta sólida deu origem a dois produtos, o líqüido shoyu e o sólido miso. Mas foi só no final do século XVI que o condimento passou a ser produzido em larga escala e comercializado. A fórmula foi diversas vezes aprimorada. O molho passou a ser feito com grãos de soja combinados aos de trigo, milho ou feijão (que suavizam seu sabor e conferem paladar levemente adocicado), água e sal. Seu principal segredo, desde o início, consiste na fermentação, processo que leva no mínimo seis meses e passa por diferentes etapas -- e disso depende a qualidade do preparado."

"Engana-se quem imagina que o shoyu só chegou ao ocidente recentemente. No século XVII, os holandeses descobriram os encantos do molho escuro e os levaram para a Europa, chamando-o de "soy". Especula-se que era esse o condimento secreto usado nos banquetes da corte francesa de Luís XIV, servido em potinhos espalhados pela mesa, que fascinavam os comensais. O molho de soja japonês era levado para a Europa em garrafas de prata e, apesar de seu custo elevado, acabou tornando-se popular entre os nobres."

[Fonte]: DiscoveryPortuguês.com Shoyu - O Molho do século XXI

Espero que tenham curtido o ínicio do Blog. Farei o que estiver ao meu alcance para tornar este espaço interessante e dinâmico. Abraços.