Sunday, July 03, 2005

"Metodologia lasca aluno"

Estava no MSN, quando comecei a teclar com meu professor de português.(sou aluno do terceiro ano e estudo em um colégio estadual). Começamos a teclar, e ele citou, após eu dizer que havia treinado redação, que eu estava mal na matéria dele. Disse que estava ciente, e que só seria preciso me esforçar um pouco mais. Então ele falou, que seria difícil, pois ele e um grupo de professores do meu colégio pretendiam mudar a metodologia de ensino, para, como ele próprio intitulou, “lasca aluno”.

Foi aí que tudo começou.

Eu disse que achava isso anti-ético, e que eles deveriam tornar as aulas mais atraentes para o alunado. Ele falou que já estavam cansados, que havia muita gente desinteressada. No final das contas, ele disse entre várias coisas, que ali tinha alunos desinteressados e alguns que se achavam (se referindo a mim), eu fiz minha parte: disse que achava decepcionante ver um homem formado dizer essas coisas, que os professores adoravam culpar os alunos, mas que deveriam se esforçar mais em suas aulas, e que o que ele disse sobre sua nova metodologia, era medíocre, por fim, após alguns minutos de discussão, encerrei a conversa.

O que quero expor com essa historinha, além de minha revolta, é a situação de muitos professores: eles se acham muito cientes da situação da educação brasileira, muito injustiçados pelo estado, porém, tem este tipo de idéia em mente (ou demente), com relação a ser um professor de verdade. Para alguns pode parecer apenas "mais um desabafo de aluno revoltado", porém, ele realmente falava sério, e eu sei quais tipos de dificuldades passa aquele colégio onde estudo. Esta é uma das razões pela qual a educação brasileira não sai do canto, este tipo de pensamento não ajuda em nada a gerar cultura entre a população, só faz piorar ainda mais a estúpida idéia de rivalidade entre aluno e professor, que gera todo um conflito e resistência do alunado em absorver o assunto.

Antes de fechar este tópico quero deixar bem claro que entendo a situação dos professores. No meu colégio, os alunos faltam muito com o respeito para com os professores, gerando todo um desgosto para estes. Porém não acho que esse seja o melhor caminho para melhorar a situação. Além do mais, tenho em mente ser professor, sei que enfrentarei problemas similares, mas também tenho consciência desde já, que para conseguir sucesso no meu oficio, precisarei conquistar meu público alvo: o corpo docente, trazendo a matéria de forma interessante e atraente para eles. Mas vendo, casos como este, fico pensando que ainda não há, realmente, um horizonte promissor para a educação no nosso país.

Uma dura realidade.

5 comments:

Anonymous said...

uia ;~D *clap clap clap*
fala sério :B tenho raiva de professor assim. Não só eu né? ;P
Bleh >/ vamos lá \m\ yey!*sem noção x.o*

Anonymous said...

André, esse desinteresse em formular uma metodologia compatível com a realidade dos alunos hoje em dia é natural. Isso não é exclusivo de professores de colégios públicos, uma vez que a falta de profissionalismo e ética no trabalho atinge grande parte dos docentes. Há falta de preparação na vida acadêmica destes e, pior, essa deficiência é uma cadeia que se alastra por vários setores do meio, pois a educação no ensino fundamental e médio é a base de todo conhecimento científico. Todo bom ou mau profissional passa por essa etapa, que é fundamental. Espero que você seja exceção entre esses profissionais. Um abraço.

Anonymous said...

André, parabéns pelo texto, está bem ponderado, com idéias claras. Recomendo até que escreva mais sobre educação, porque, de dentro de uma escola pública, você contribuirá para o debate a respeito da educação e para a informação de pessoas que, como eu, não têm muitos testemunhos de alunos do sistema público, exceto através de curtas declarações em textos de jornais e revistas. Seu ponto de vista, portanto, interessa bastante. É o problema que precisamos resolver no país, mais um dos círculos viciosos que precisamos quebrar, para que nosso país se torne mais democrático e equitativo. Continue a escrever, a escrever, a escrever...

Anonymous said...

É uma pena ver professores rancorosos com o próprio ofício. Ninguém se aventura na docência "enganado", achando que vai encontrar a mais fácil e recompensadora das profissões. Sou professor e estou bastante ciente do que me espera, porém, corajosamente aceitei o desafio de trilhar um caminho que se põe como um dos mais problemáticos do Brasil. Essa, apesar de tudo, eu paguei pra ver.
Abraços.

Anonymous said...

Você é muito revoltado!
Eu falei com o tal professor, ele reconheceu que estava passando dos limites, mas ele acha que é a melhor saída para fazer o alunos aprenderem. eu sei que é errado e que, de qualquer forma, eles (os alunos do seu colégio) não vão aprender por pior, ou melhor que seja a metodologia, eu conheço o seu colégio, e nada interessa para eles, há apenas uma pequena minoria (não se você se encaixa nela) que se propõe a estudar de verdade. E outra coisa, os poucos professores daquela instituição são completos infelizes que ganham uma merreca por um trabalho tão árduo.
Sinceramente, aquele colégio deveria explodir!
Ambos seremos professores e devemos estar bem cientes da situação das escolas neste país, vamos deixar de tolices idealizadas e encarar os fatos: a educação está em decadência e nada vai melhorar não adianta ficar reclamando ou tentar fazer algo, é tudo uma questão de pura estupidez!
Pense bem se vale a pena?!
XAU