Surgia na Europa uma nova concepção de tratamento aos alienados, que era realizado com base em princípios filosóficos e morais correntes, denominado tratamento moral.
Todo este avanço foi conseqüencia do movimento iluminista, que propunha uma visão mais humana aos enfermos. Dois pioneiros daquela fase nublada de onde surgiriam, mais tarde, as ciências psíquicas, foram Pirel e Chiaragi, considerados precursores de um tratamento dos "doentes da alma".
Houve diversas tentativas anteriores de iniciar um tratamento mais adequado aos pacientes, como na Inglaterra e Estados Unidos, contudo, foi na França que a nova abordagem conseguiu se impor: sem correntes e com cuidados médicos, notou-se uma melhora em fiversos casos clínicos e muito escreveram sobre a temática.
Os pioneiros
Philippe Pinel, um dos revolucionários na mudança de tratamento aos doentes em 1800, publicou o "Tratado Médico-Filosófico Sobre a Alienação Mental". Sugeria uma nova relação entre médico e paciente, fundamentada na idéia de que um "alienado do espírito" não era insensato, e, tendo mesmo que apenas uma centelha de razão, era possível estabelecer uma comunicação. Este novo ponto de vista possibilitaria mais tarde, o surgimento do "diálogo terapêutico" que é usado até hoje.
Vincenzo Chiarugi foi importante por construir intalações bem preparadas para a recuperação dos doentes. Opunha-se a oposição as idéias dos delirantes e melancólicos e acentuava a importância de "persuardir o doente ao remédio seguro". Propunha também "conquistar o coração do paciente e cativar sua confiança", algo muito avançado para sua época e válido até hoje.
After all...
Ainda hoje é lamentável a situação das clínicas psiquiátricas públicas (que abrigam a maioria dos pacientes), tratados quase inumanamente, está mais do que na hora do governo e da sociedade mover-se a respeito desta situação tão vergonhosa no conjuntura em que vivemos.
Todas estas visões tão evoluídas daquela época fertilizaram o solo de onde Froid acharia base para criar suas teorias., visto que as obras desse período já abordavam as psicoses e neuroses mais graves.
Ainda há hoje muito preconceito com tais instituições e com os próprios pacientes, séria extremamente válido para nossa sociedade a conscientização da sociedade das doenças mentais como temáticas importantes da atualidade.
No comments:
Post a Comment