Monday, May 23, 2005

Psicologia: Qual o seu papel na nossa vida?

Em meio a tantos problemas emocionais, stress e dificuldades sociais, a psicologia vem crescendo e com ela o homem. Mas qual é o verdadeiro papel da psicologia em nossas vidas? Gostaria de dividir um pensamento com vocês que há pouco tempo me intrigou:

Certamente uma das possíveis respostas para a pergunta que fiz anteriormente seria: “ajudar o homem a viver com maior saúde mental”, ou algo do gênero. Ao meu ver, a psicologia nos adapta a vida. Sim, pois um dos fundamentos básicos desta é fazer o homem se aceitar e ser feliz como é.Adaptar-se aos problemas, aprender a conviver com eles, porém isso também não nos tornaria de certa forma mais passivos as versatilidades?
Ao invés de muitas vezes lutar por uma mudança, não estaríamos nos adaptando aos problemas? Pergunto-me se as dores de cabeça não fariam parte do processo das mudanças sociais e culturais, se ao nos conformamos com a situação não estaríamos perdendo algo importante da nossa individualidade.

Quero deixar bem claro que não estou aqui “atacando” a psicologia, ciência da qual simpatizo e que gostaria muito de estudar. Acho inclusive que muitas mudanças culturais necessitam desta para se desenrolarem, claro não negando as que já ocorreram desde o seu surgimento. Acho fundamentais as psicologias sociais, que nos ajudam a nos socializarmos mais, compreender mais uns aos outros. Porém também considero fundamental resolver as raízes de nossos problemas psicológicos, pensar de forma mais abrangente com relação as questões sociais e culturais. Quantas famílias sem estrutura não criam crianças que certamente herdarão uma deficiência estrutural e trarão isso a sociedade? É preciso educar a sociedade como um todo, educar para compreender. Psicologia não é só divã. Precisamos educar nossa sociedade para viver feliz.

Alguém mais já se questionou sobre isso? Alguém tem algo a expressar sobre o dito? Gostaria muito de receber a opinião de todos sobre isso, quem sabe levo em conta uma destas quando estiverem no meu divã... Rsrsrs.
Aguardo os comentários!

1 comment:

Anonymous said...

Como você tratou de muita coisa no mesmo texto, fica difícil comentar tudo.
A Psicologia tem várias correntes, então, é meio complicado fazer generalizações a respeito dela, como um todo. São linhas muito diversificadas. Creio que algumas levam a uma adaptação inapropriada, outras realmente ajudam a lidar com problemas e desafios da vida, do eu e do outro, não necessariamente de uma maneira alienante.
Acho mesmo que o esclarecimento (educação, instrução) nos proporciona maior capacidade de enfrentamento de problemas, tanto os da subjetividade quanto os práticos. Mas os porquês são outra história.