Tuesday, July 15, 2008

Ode a Marx

Hoje, quando falamos em Marx, parece-me que em geral surgem opiniões extremas, ou idealizam-no ou rejeitam-no.
Sem dúvida alguma Karl Marx foi um intelectual fascinante, a herança de suas obras a toda hora surge nos escritos das ciências humanas. Porém, toda essa sua altivez pode ser ofuscada quando relaciona-se a sua posição pró-socialista, ou mesmo, tendo contato com ela, o estudante bloqueia-se ás teorias marxistas.
Ora, Marx não é apenas um militante. O materialismo histórico é de uma amplitude magnífica, suas análises, teorias e metodologia revolucionaram o mundo. Independente de sermos a favor ou não do socialismo, estudá-lo se faz essencial a qualquer profissional que queira compreender verdadeiramente bem economia, política, história ou sociologia.
Por isso, entristece-me encontrar em tantos um preconceito anti-marxista.
Outro dia conversava com um amigo e defendi Marx, exaltando a importãncia de sua teoria sobre como a sociedade constrói suas relações a partir dos meios de produção e recebi um "ao menos isso ele fez" de retorno, um claro menosprezo à obra marxista.
Tais acontecências, fazem-me sentir que faz parte de meu perfil profissional desmistificar essa imagem, estudar o marxismo e mostrar ao mundo sua importância e relevância atual, refutando o que está obsoleto e trazendo à tona suas pertinências.

Wish me luck!

4 comments:

zero said...

Fato: Marx = Socialismo, pra maioria das pessoas.

Mas taí, ele teve coisas boas em sua obra, então, não vamos crucificá-lo! \o/

Hitler, errou muito, mas indubitavelmente, ele reergueu a moral germânica. Isso não justifica, mas alguma coisa boa sua obra teve!

._./

Anonymous said...

Eu acho muito difícil desvincular Marx do pensamento social, socialista. Um dos cernes de seu pensamento é a luta de classes. Em um planeta cujas pessoas são empurradas, cada vez mais, em direção à miséria, é impossível, a meu ver, não reconhecer aí a luta de classes e, como a parte que é oprimida, não tomar partido. Viva o socialismo! Viva a Marx!

Allen said...

estou te wishando.

Unknown said...

Eu bem sei o que é defender Marx em algum ponto ou outro e ser carimbado de comunista retrógrado. Vai lá, André, e arrasa nas suas aulas na USP ou na Sorbonne. ^^