Saturday, December 22, 2007

Sonata de Outono


Ingmar Bergman (1918), conceituado diretor suéco, cujos filmes abordam as angústias humanas de forma poética e bem trabalhada, com trilhas sonoras bem escolhidas, fotografias cuidadosas e close-ups penetrantes.
Assisti, hoje, ao esplêndido Sonata de Outono, obra de sabor primoroso, sofisticado, de um trabalho que transparece a rigorosidade da produção de Bergman.
As cores são peculiares, predominando os tons avermelhados. As atuações talentosas são potencializadas pelas tomadas bem escolhidas, alcançando um efeito forte e pungente. As músicas encaixam perfeitamente à toda essa dança cinematográfica.
O enredo fala da relação conturbada e distante de Charlotte Andergast, uma famosa e bem sucedida pianista, e suas filhas Eva e Helena.
Ao saber da morte de Leonardo, homem com quem Charlotte vivia, Eva convida sua ausente mãe para visitá-la, a fim de confortá-la. Todavia, as personalidades e dificuldades de ambas, vindas de problemas do passado, fazem-nas entrar em conflito, trazendo velhas feridas à tona.
Com um desenrolar instigante, o roteiro alcança uma carga emocional fortíssima, quando mãe e filha confrontam-se, externando seus medos e angústias, antes revestidos e recônditos.
Uma obra que trata, como poucas, da falta de comunicação e da dificuldade de lidar com o outro, especialmente a família, algo a ser, certamente, eternalizado pelo tempo.

Nota: 10,00

Listening to Valsa das Flores - Orquestra Sinfônica de Berlim

1 comment:

Anonymous said...

Interesting to know.