Tuesday, August 26, 2008

Cinema ! ! !

Final de período, estresse, irritações, barras caem na minha cabeça durante malhação, espinhas estourando no meu rosto, pagando caro para ir pra universidade e mil outras coisas enervisantes acontecendo.
HOWEVER, sempre há o cinema para fazer as criaturas felizes !
(e os amigos que emprestam algum título bacana!)
Então, os filmes dessa semana, que apenas começou, foram os seguintes:

Tomates Verdes Fritos
Um filme doce.
No início, fiquei com medo de que fosse uma espécie de melodrama hollywoodiano, cheio de clichês de amor e de fraternidade. A música de início, típica de filmes infantis, reforçava esse sentimento, mas o que aconteceu foi completamente diverso.
Fred Green Tomatoes conta a estória de quatro mulheres. Evelyn é uma típica dona de casa com problemas matrimoniais, fazendo cursos para tentar salvar seu casamento. Semanalmente ela visita, com seu marido, uma tia em um hospital, acabando por conhecer, ali, Ninny Threadgoode, uma senhora muito gentil e animada de 82 anos. Ninny começa a contar a estória de Idgie e Ruth Jamison, envolvidas em um misterioso assassinato. Cativada pela estória de Ninny, Evelyn passa a visitá-la freqüentemente, e, passo a passo, vamos conhecendo a estória não apenas de Idgie e Ruth, mas também de Ninny e Evelyn, em um desenrolar cativante.
Um filme belo, que trata de diversas problemáticas, como a intolerância racial, violência matrimonial, problemas familiares, preconceito, etc. Mas, sem perder o humor e, principalmente, a doçura. Um filme emocionante, que quem ainda não viu, irá se apaixonar.


A Outra


Obra do Woody Allen, com teor psicológico.
Conta a estória de uma mulher que, enquanto trabalhava em seu escritório, começa a ouvir as sessões terapêuticas de uma mulher desconhecida, o que a faz refletir sobre seu passado. E, ao se deparar com diversas situações que a fazem encarar eventos do passado, angustiada, toma consciência de que toda sua vida fria e racional foi um grande vazio.
Filme notável, narrado pela protagonista, é uma grande viagem pelos medos e receios humanos, pela capacidade de sentir e pelas sutilezas, às vezes cruéis, da nossa personalidade.
Frase memóravel do final: "Questiono-me se a memória é algo que se tem ou algo que se perde" , ilustrando a ambígüidade da nossa relação com as recordações que, apesar de ser uma forma de retê-las, guardá-las, preservá-las, fazem-nos sentir, muitas vezes, remorso, saudades, ou algum outro sentimento de perda.
---

Li uma crítica em outro blog, de onde tirei a imagem acima, que falava que dizia praticamente que A Outra filme foi uma imitação barata das obras de Bergman. Influenciado ou não - é impossível negar semelhanças, lembro que durante o filme achei que ia assistir a uma segunda versão de Persona -, gosto de como Woody Allen aborda questões existenciais - a morte, a velhice, o amor, etc - e atento para o fato de que ele é um diretor de muitas facetas, conseguindo fazer boas obras de suspense, drama e comédia. Bom como Bergman ou não, em tal temática, ele possui muito valor em sua competente pluralidade de temas.

Enfim, estes foram os filmes especiais da semana, também assisti a Zuzu Angel e A Árvore dos Sonhos - de mesmo diretor que Tomates Verdes Fritos -, são bons, mas não chamaram tanto a atenção quanto os citados.

Até a próxima!

2 comments:

zero said...

né? eu quero ver Tomates Verdes Fritos, mas não tinha na locadora T.T

melhoras, amigo o/

Unknown said...

Nunca assisti a esse filme. Todo mundo diz que é ótimo, mas quando eu era criança achava que era algum filme trash de terror. ^^ Tomates verdes fritos assassinos. o/